Robson Rocha
Foi noticiado nos últimos meses, o número expressivo de apreensão de mercadorias, no camelódromo de campinas foi apreendido varias mercadorias, o motivo foi os erros cometidos pelos contribuintes, referente á documentação de impostos. Estamos no início de uma nova era regida pela tecnologia da informação, com isso a nota fiscal eletrônica, é um meio do qual o governo consegue identificar os empresário que tentam bulir os impostos, a tecnologia é um aliado eficaz no controle de compra e venda principalmente do mercado logístico.
Para que o lojista não ganhe prejuízo, é preciso seguir corretamente as exigências, atribuídas nas notas fiscais, mercadorias apreendida é um prejuízo grande para os bolsos dos empresários, Julieder Leandro é gerente administrativo de uma loja no setor Campinas, segundo ele muitos lojistas tendo prejuízos por não seguir as regras, “a falta dos documentos exigidos causa grandes prejuízos, para a regularização, o empresários terá que pagar o imposto e mais uma multa cuja porcentagem varia de acordo com a infração.” Diz.
Para evitar transtornos é preciso atenção quanto aos critérios da legislação e o maior cuidado possível para chegar ao posto fiscal com a documentação exigida para liberação da mercadoria. “É recomendável também atenção quanto à situação das empresas. Verificar se há problemas no Sistema da Conta Corrente, pendência cadastral e até mesmo glosa de crédito”, orienta o secretário de Fazenda.
Com o novo sistema de notas eletrônicas, tudo fica armazenado no sistema da secretaria da fazenda, o cliente recebe apenas a Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica-NF-E) ela é impressa pelo vendedor da mercadoria antes da circulação e somente poderá ser utilizado para transitar com as mercadorias após a concessão da Autorização de Uso da respectiva nota fiscal eletrônica, autorizada pelo Cefaz via on line. “Hoje é fácil e rápido emitir uma nota fiscal, a mercadoria fica relacionada no sistema da loja, apenas envio para a Cefaz, ela valida, e eu imprimo a Danfe para o cliente.” Afirma Julieder.
Modelo de nota fiscal eletronica.
http://www.portaltributario.com.br/guia/notafiscaleletronica.htm